Centro de Fortaleza

Você conhece o centro de Fortaleza? Talvez não seja muito diferente dos centros das grandes capitais do Brasil. Aquela movimentação rotineira das pessoas de um lado para o outro, as inúmeras lojas cheias de variedades. A negociação é livre e sempre é possível dar uma pechinchada. A velha desculpa: “Ta muito caro esse produto, a loja ao lado fez um valor mais baixo, a vista tem desconto?” ainda cola nos dias de hoje. Na sua organização peculiar, muitas vezes as lojas com artefatos semelhantes estão vizinhas. Coisa que facilita muito a pesquisa por preços mais em conta.

Fui um dia desses ao centro e pude contemplar esses detalhes cotidianos que muitas vezes passam despercebidos. Atravessei aquelas ruas abarrotadas de carros e pessoas e pude contemplar os livros antigos e novos que ficam expostos na esquina com preços sempre mais baixos dos que os do shopping. É possível admirar as novidades chinesas mais estranhas oferecidas pelos camelôs. Desviei dos panfletos de dentistas com a primeira consulta grátis sendo entregue nas calçadas que muitas vezes aumenta a poluição da rua, as mulheres nas praças se disponibilizando para pedir seu cpf para fazer um cartão de crédito, observei os idosos jogando conversa fora nas dependências da praça do Ferreira. Tudo isso faz parte do charme do centro. Claro que tem seus defeitos como: a falta de estacionamento, trânsito lento, furtos etc. Quando bater aquela fome basta ir na Leão do sul e comer um pastel com caldo de cana, ou tomar vitaminas em jarras com salgados e inúmeras opções para agradar todos os gostos.

Esse é o centro de fortaleza. Cheio de contrastes. Da pobreza e da riqueza, das fofocas das praças e exposições artesanais, dos grandes prédios bancários modernos  a prédios históricos em ruína. Das fontes dos desejos e praças abandonadas. Dos cds piratas e do trabalho verdadeiro. Do cinema São Luis e dos pequenos shoppings. Das roupas de marca e do Beco da poeira. Dos lixos nas ruas e da indiferença do governo. E é assim. Só entende quem conhece.

“Quem acredita que Jesus é Cristo, esse nasceu de Deus”  1 João 5,1

Garoto Perdido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge