Humanovírus

humano vírus

27 de Março de 2020

   O mundo vive uma pandemia! Iniciada na china, um vírus chamado Covid-19 vem infectando as pessoas em grande escala vertiginosamente. Os casos passam de meio milhão com acréscimo de 100 mil em dois dias (Fonte G1).

   Mas isso você provavelmente já sabe. A reflexão que quero fazer não é sobre os danos do vírus, mas como nós seres humanos reagimos a isso. Um vírus de algo que se assemelha uma gripe tem feito um planeta colapsar. No meio de uma crise mundial, opiniões divergem sobre como devemos nos portar.

    Primeiro, vimos pessoas indiferentes ao que acontecia na China epicentro do vírus. “Não é aqui, tô nem ai. Isso deve ser culpa deles”.  Quando os primeiros casos apareceram no Brasil: “É uma gripezinha”. Tempos depois que começou a se espalhar, vimos pessoas comparem dezenas de álcool em gel, empresas aumentarem os preços exorbitantemente para lucrarem mais, pessoas comprarem dezenas de quilos de comida esvaziando o supermercado. O egoísmo chegou no seu ápice quando empresários criticaram o isolamento em quarentena das pessoas conforme ordem dos governos e orientação da OMS. Claro que tivemos atos de altruísmo e ajuda, mas quero refletir sobre os piores atos.

   Muita gente mostrou que se importa mais com o material do que a vida. Muita gente mostrou que não tem empatia com o próximo, mesmo diante de tamanha desgraça. Os cientistas podem sequenciar o DNA do vírus e descobrir sua cura. Mas para mim, um vírus nunca falou tanto sobre a humanidade, mostrou como a vida é frágil e expôs seus sentimentos mais nefastos. Me parece que mesmo antes dessa quarentena, o ser humano sempre esteve isolado. Espero que um dia encontrem a cura para tamanha insensibilidade.

 

Garoto Perdido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge