Conheça Belchior

   Nascido em Sobral-CE, esse rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, vindo do interior conquistou o Brasil. Poeta desde moço, Belchior escreveu letras de uma simplicidade comovente. Este ícone da MPB se tornou artista sem pretensão nenhuma. Assim como suas canções. Me parece que Belchior escreveu para ele mesmo. Goste quem gostar de suas músicas. Com letras às vezes desconexas e estrofes com uma letra corrida que não cabe na nota. Seu estilo que não sei se é único é no mínimo curioso e diferente.

   Seu canto torto nos atingiu feito faca. Levando muitos artistas a interpretarem suas músicas. Artista como Roberto Carlos, Fagner, Elis Regina, Los Hermanos, Ana Carolina entre outros. Suas letras traduzem um sofrimento contido, suas paixões, suas frustrações pessoais, suas raízes nordestinas, sua insatisfação da vida e uma vontade de largar tudo e sumir. Para mim, fica muito claro que um dia ele iria se debandar pelo mundo. Como assim o fez. Anunciou em canções como: “Esse jeito de deixar tudo de lado e a certeza e arriscar tudo de novo com paixão”, “Tenho que ir, vem viver comigo, vem correr perigo, vem morrer comigo”, “Você me pergunta Pela minha paixão, Digo que estou encantado como uma nova invenção, vou ficar nesta cidade Não vou voltar pro sertão, Pois vejo vir vindo no vento O cheiro da nova estação, E eu sinto tudo na ferida viva Do meu coração.”, “Deixando a profundidade de lado, Eu quero é ficar colado à pele dela noite e dia, Fazendo tudo de novo e dizendo sim à paixão morando na filosofia.”, “Saía do meu caminho, eu prefiro andar sozinho. Deixe que eu decida a minha vida.”.

   Por fim Belchior partiu deixando quatro filhos e fãs órfão de suas belas canções. Visto pela última vez em uma pousada no Uruguai em 2009 que na oportunidade deu entrevista ao fantástico. Irreverente, prometeu voltar em 2010. Estamos em 2016 e nem sinal de Belchior. A não ser por suas contas que estão cada vez maiores.  Porém, independente de seus desatinos pessoas. Suas canções merecem ser ouvidas. Dizem que um dia ele volta. Mas eu não estou interessado em nenhuma “Tíuria”, em nenhuma fantasia, nem no algo mais. Só nos resta torcer que ele reapareça realizando shows com canções inéditas e nos relembrando das antigas. Como ele mesmo diz:  que à noite Tenho um compromisso e não posso faltar por causa de vocês. Espero que um dia ele honre esse compromisso…

Garoto Perdido – Um rapaz latino americano

One thought on “Conheça Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge