Saia do Piloto Automático

   Em pleno século XXI com o ápice de tantas tecnologias, nós humanos perdemos uma coisa: A conexão com o presente. Quando você dirige alguma vez não recordou que caminho pegou? Às vezes no trabalho você pensa no lazer e no lazer pensa em um problema no trabalho? Na prova da faculdade você pensa no trabalho e no trabalho você pensa na prova ou em qualquer outra coisa que não seja o que está fazendo na hora? Às vezes eu digo: Não lembro nem do que comi hoje no café da manhã. Mas é lógico, eu não estava prestando atenção. Estava lendo as mensagens no celular ou assistindo TV enquanto automaticamente levava a comida a minha boca. Tenho levado os meus dias no piloto automático.

   Por isso minha proposta agora é: Conecte-se com o presente! Saia do piloto automático. A vida está passando e você está aí sem representa-la. Sempre pensando em outra coisa que não seja o presente. Sem prestar atenção nos acontecimentos. Sem captar ou interagir. Só no piloto automático, tomando decisões inconscientes. Aprendi que conectar-se com o presente é uma forma de meditação. Medite e viva o presente! Como? Hoje fiz um exercício no almoço. Estava só, não mexi no celular como faço de costume. Mastiguei lentamente (eu tentei) a comida observando a textura dos alimentos em cada mordida, tentei distinguir o gosto de cada um dos vegetais, arroz e carnes naquela salada de sabores que estava o meu almoço e bam! A comida me pareceu mais gostosa e saciante. Tentei sentir o alho do tempero do arroz, mas não consegui (tô começando agora).  Não foi mágica, dessa vez não dividi a atenção com uma conversa ou com o jornal. Eu me concentrei no que eu estava comendo e pude sentir os gostos distintos. Me perguntei se eu fizer isso em outras situações como serão os resultados? Se eu me concentrar em uma conversa com um amigo, em um problema no trabalho, uma confidência com minha esposa. Não sei como vai ser, mas prometo tentar. Me parece promissor essa ideia.

   Então, em um mundo onde estamos cheios de distrações, onde o homem (ou mulher) nunca foi tão conectado com a tecnologia eu insisto em dizer: Conecte-se consigo mesmo e saia do piloto automático ainda hoje!

Garoto Perdido

5 thoughts on “Saia do Piloto Automático

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge