Era mais um dia cansativo de trabalho quando me reuni com minha chefe. Dentre os pontos que debatemos, um deles foi a limpeza das mesas da minha equipe. Que honestamente falando, não estava nem um pouco organizada. Então ela me solicitou que eu cobrasse a limpeza constante dessas mesas que era muito importante.
Passei a semana observando minha equipe e aquela bagunça. Na semana seguinte me reuni com eles. Falei da importância da organização do ambiente. Que não só nós, mas os clientes perceberiam, que aquilo refletia nosso trabalho. Dentre outras coisas, foi uma reunião bem produtiva. Os meninos seguiram fazendo seu trabalho e começaram a limpar suas mesas. Tudo certo.
No dia seguinte voltei a me reunir com minha chefe. Percebeu que eu havia deixado para tocar no assunto uma semana depois. Curiosa, ela me indagou: “Por que você esperou uma semana para falar com sua equipe? Por que não falou com eles no dia seguinte? ”. Prontamente eu respondi: “Porque semana passada eu não arrumava a minha mesa”.
Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder.
Garoto Perdido