Você já assistiu Bacurau?

Bacurau filme

   Pra quem não sabe do que estou falando, Bacurau é um filme Brasileiro dirigido  e roterizado por Kleber Mendonça Filho  e Juliano Dornelles. O filme se passa em um futuro distópico (podemos dizer) e retrata um povoado nordestino que precisa enfrentar uma ameaça. Mas antes do conflito se iniciar, os diretores apresentam esse povo apaixonante. Conheceremos personagens fascinantes como a Lunga, a Domingas, o Pacote, o Plínio entre tantos outros…

   Bacurau é o tipo de filme que te deixa inquieto quando ele termina. Você fica com uma vontade imensa de comentar com alguém. O filme retrata o nordeste de uma maneira genuína. Quem conhece percebe o sotaque original, o figurino palpável dos personagens. Embora a seca e a pobreza estejam presentes, ela não é a discussão principal em Bacurau. Não existe vitimismos nessa película, muito pelo contrário, ela trata de resistência e comunidade. Quando falo resistência, se você assistiu ao filme sabe do que estou falando.

    Tudo é simples e nada é de graça em Bacurau. Cada cena é carregada de simbolismos. Existe uma cena muito marcante no filme em que dois brasileiros dialogam com americanos falando que são de outra região mais rica, que são brancos como os americanos e não fazem parte desse povo(Quem nasce em Bacurau é o que? É gente). Os americanos de imediato riem e falam que eles não são brancos, que são latinos que o nariz de um dos personagens é grande. Mostrando que o próprio brasileiro não se identifica com o Brasil, não tem sentimento de pertencimento e deseja ficar próximo do estrangeiro. Este por sua vez não reconhece eles como americanos mesmo vindo de colônias ricas com descendência Italiana ou Alemã. Um discussão tão antiga quanto moderno que na nossa política e dia a dia ainda conseguimos ver atualmente. Talvez esse seja o grande problema do nosso país, essa falta de identidade e esse distanciamento do povo de outras regiões.

   Apesar de tantos motivos para assistir, recomendo Bacurau não só porque é um filme premiado e possui personagens envolventes, recomendo, porque acima de tudo é um filme bom! E filmes bons devem ser assistidos e debatidos por todos. Assistir Bacurau além de um ótimo entretenimento é valorizar a cultura que aliás é inteligentemente mostrado no filme na cena em que os antagonistas são convidados a visitar o museu de Bacurau, mas por não darem importância a cultura local, perdem uma grande oportunidade de entender sobre aquele povo. Coisa que custará alto mais pra frente da película. Assista Bacurau se você está cansado de filme brasileiro de comédia pastelão estilo novelas da globo. Se for, vá na paz!

Você já assistiu? Comenta em baixo o que achou.

Garoto Perdido

 

Onde assistir:  Google Play Filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge