Dicas para escrever melhor

Não sou expert no assunto, por isso indicarei alguns links que poderão te ajudar a escrever melhor.

1 – O Gente que Escreve é um podcast feito por escritores e para escritores. Apresentado por Fábio Barreto (escritor do Romance best seller “Filhos do fim do mundo”) e Robgordon (http://champ-vinyl.blogspot.com.br/). O cast possui muitas dicas de escrita, como superar bloqueio criativo, como funciona o mercado editorial entre outras dicas. Além de informativo, o cast é muito instigador. Confira lá.

2 – Outro cast muito bom é o Três páginas. A cada novo programa, Ivan Mizanzuk recebe um escritor convidado para analisar e discutir a primeira página dos textos de três ouvintes selecionados que enviaram suas narrativas. Você pode participar enviando seu texto por e-mail. Vale a pena ouvir e pegar dicas de escrita super legais.

3 – Outra dica bacana é o site dicasdeescrita.com.br, esse site trás dicas muito bacanas para se escrever ficção, dissertação etc. Possui dicas para criação de personagens, escolha do protagonista, diálogos e muito mais.

4 – Esse site para mim é obrigatório acessar para quem desejar escrever profissionalmente. Dicas rápidas e curtas. Ficção em tópicos. Não deixe de conferir essa lista de dicas. Espero que goste.

Livros

1 – A JORNADA DO ESCRITOR: ESTRUTURAS MITICAS PARA ESCRITORES – Christopher Vogler

jornada escritor

   Ainda não terminei de ler, mas até onde eu li gostei. Baseado na obra de Joseph Campbell, este livro mostra como os contadores de histórias, de Lucas a Spielberg, usam estruturas míticas para criar histórias poderosas que mexem com as raízes mitológicas de todos nós. Um guia prático para escritores que revela as estruturas secretas da mitologia. Os escritores encontrarão aqui uma orientação passo a passo que os ensinará a estruturar enredos e criar personagens realísticos. Exercícios inovadores ajudam escritores a detectar as falhas de seu próprio trabalho e melhorá-lo.

2 – OS SEGREDOS DA FICÇÃO – Raimundo Carrero

segredosdaficcao

   O romancista e contista premiado, Raimundo Carrero, revela em ‘Os Segredos da Ficção’, os caminhos da arte de escrever narrativas, e também que a literatura está ao alcance de todos aqueles que tem o impulso de criá-la. Mas é preciso ter perseverança e trabalhar duro para transformar suas idéias em contos, novelas e romances. Não há receita para a boa literatura, existem, sim, caminhos para chegar a ela. E é nestas trilhas que Carrero guia o leitor, falando diretamente a ele com a ajuda de ilustres companheiros de viagem como Lygia fagundes Telles, Jack Kerouac, Gustave Flaubert, Mario Vargas Llosa, para citar alguns- gênios de diversos estilos e épocas que têm em comum a disciplina e o rigor de seus universos ficcionais. Dividido em três capítulos, no primeiro – ‘A Voz narrativa’, o autor escreve sobre os tipos de narrador; interação autor e personagem; os mestres e encontrando a própria voz. No segundo-‘O Processo Criador’, os temas são intuição, técnica pulsação narrativa e organização. E no terceiro- ‘A Construção do Personagem’, Carrero discute gênese, conhecimento, apresentação, classificação e desenvolvimento.

Ainda não tenho este livro, mas está na minha lista de próximo livro que vou adquirir. Esse autor brasileiro é muito bem falado por escritores e acadêmicos que analisam estrutura literária.

Garoto Perdido

6 thoughts on “Dicas para escrever melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge